como-elaborar-um-laudo-de-corte-de-arvores

Como Elaborar Laudo de Corte de Árvores

Para cada cidade uma lista de fatores e critérios devem ser avaliados.

Um dos principais serviços contratados em centros urbanos com regiões repletas de árvores e demais tipos de vegetação que são entendidas como um possível risco para o local em que estão, é o corte de árvores. Eles podem se dar por poda ou retirada total da árvore de um local. Antes mesmo de uma empresa executar o corte, é importante que ela saiba como elaborar laudo de corte de árvores.

Existem informações imprescindíveis que precisam ser levantadas pela empresa de manejo arbóreo sobre a empresa ou morador requerente, do próprio imóvel, da árvore para a qual está sendo solicitada o corte, entre outros.

Desta forma é mais do que como elaborar laudo de corte de árvores, é fazer análise e fazer do local.

Como elaborar laudo de corte de árvores: informações para execução de trabalho

Do morador ou da empresa solicitante, informações básicas como:

  • Nome
  • CPF ou CNPJ
  • Endereço
  • Telefone

Do imóvel:

  • Tipo de propriedade
  • Endereço completo com todas as observações e complementos

Informações técnicas sobre a árvore e demais tipos de vegetação:

  • Número de árvores
  • Nome popular da árvore
  • Nome científico
  • Altura
  • Condição Fitossanitária
  • Fotos coloridas do local e da árvore
  • Justificativa Técnica sendo contemplado todos os riscos para a propriedade

Deverão ser considerados, também, critérios paisagísticos, fitossanitários e de risco. Desta forma, importante avaliar se a árvore que se deseja cortar é uma espécie rara nesse ambiente, se é de uma espécie nativa da região, se está bem posicionada paisagisticamente, se tem valor afetivo para a população, se tem importância ecológica e afetiva para a população do entorno, se está plenamente saudável, se não apresenta pragas, se não apresenta quaisquer problemas de ordem estrutural, se não compromete o pleno funcionamento de serviços urbanos aéreos como fiações, placas e marquises, se não compromete o pleno funcionamento de serviços urbanos terrestres como de esgoto e saneamento básico e se ela apresenta risco de queda.

Dependendo do número de questões que forem respondidas como positivo ou negativo, cabe a cada município avaliar os critérios de acordo com a realidade ambiental, econômica, sustentável e cultural a fim, então, de concluir o laudo.

com-executar-um-manejo-arboreo

Como executar um Manejo Arbóreo: Segurança para o Meio Ambiente e os Centros Urbanos

 

Uma das principais dúvidas, sobretudo das empresas contratantes, está em como executar um manejo arbóreo de segurança.

Tanto no setor público quanto no setor privado, seja em áreas urbanas ou não, uma das principais preocupações está relacionada em como executar um manejo arbóreo.

Poda e remoção de árvores, por exemplo, são duas das principais solicitações de empresas e moradores representados, na maioria das vezes, por associações de bairro, já que dependendo da região e do local, são consideradas ações de precaução e prevenção contra possíveis acidentes.

Para contratar este tipo de serviço, por exemplo, é importante saber como executar um manejo arbóreo quanto à regulamentação deste tipo de trabalho. Equipamentos registrados, profissionais devidamente treinados e certificados, equipamentos de segurança e certificados de licença para operar são detalhes fundamentais que merecem a atenção e o olhar do contratante.

A poda, por exemplo, é a retirada parcial de ramos de uma planta, de uma árvore, e, por se tratar de uma técnica florestal do setor agronômico, é importante que seja executada por um profissional preparado e analisada por um engenheiro especializado.

Nas áreas urbanas da cidade, por exemplo, um dos principais objetivos em solicitar a poda é eliminar ramificações que possam comprometer quaisquer tipos de redes e fiações públicas sob o asfalto, por exemplo, bem como proporcionar para a árvore ou outra espécie de planta o seu desenvolvimento saudável e adequado ao espaço físico onde está plantada, enraizada.

Como executar um manejo arbóreo: finalidades e prioridades

Ao falar sobre manejo arbóreo urbano fala-se, também, sobre qualidade de vida ambiental urbana. Isto porque independente do tipo de serviço desta plataforma ambiental, seja a poda, a remoção, o plantio ou o transplante de uma árvore ou outra espécie da flora, a finalidade é oferecer não somente ao cenário urbano como, também, ao meio ambiente harmonia entre as esferas e os componentes naturais e as esferas e os componentes construídos pelo homem.

Empresas como a Cave Ambientale, por exemplo, preza pela bagagem que seus colaboradores trazem do mercado, investe em programas de treinamento e atualização técnica de seus profissionais, avalia de forma imprescindível, em cada projeto, os aspectos econômicos, ambientais, legais, sociais e sustentáveis e procura manter as melhores práticas de mercado, atualizadas com a legislação aplicável.

Para saber mais sobre manejo arbóreo, entre em contato com a nossa equipe e conheça a nossa consultoria especializada.

Tel: 11 3297-9166/11-99890-8538
E-mail: abaldo@caveambientale.com.br